quinta-feira, 8 de abril de 2010

Les Noces de Cana - As Bodas de Canaã

Chamado em 1553 em Veneza, Veronese vai continuar a exercer o seu talento como um decorador, capaz de pintar grandes telas que combinam autoridade cênica, figurinos modernos e suntuosos brilho ofuscante de cores. As Bodas de Canaã decorou a sala de jantar construído por Palladio para os beneditinos de San Giorgio Maggiore Island. O episódio é sagrado transposta com uma soberana liberdade iconográfica no contexto de um casamento veneziano de luxo.
Em Canaã da Galiléia, Cristo é convidado para uma festa de casamento em que ele realizou seu primeiro milagre. No final do banquete, quando o vinho acabar, ele perguntou aos servos para encher os potes de água de pedra, em seguida, servir o dono da casa, que descobriu que a água transformada em vinho. Esse episódio, narrado pelo apóstolo João, a instituição precursora da Eucaristia. Os recém-casados estão sentados na extremidade da mesa, deixando espaço no meio da figura de Cristo. Assim, é rodeado pela Virgem, os seus discípulos, os sacerdotes, príncipes, aristocratas venezianos, turbante oriental de funcionários e de pessoas. Algumas estão vestidas com trajes antigos, outros, especialmente mulheres, são limpos e aparados prodigamente.
Veronese tem cento e trinta pessoas com facilidade, combinando os personagens da Bíblia para os valores contemporâneos. Esses não são realmente identificável, embora a lenda do século XVIII diz que o próprio artista seria representado em branco, com uma viola da gamba e ao lado de Ticiano Bassano participam no concerto. O mestre de cerimônias barba poderia ser o Aretino Veronese, que tinha uma grande admiração. Neste grupo, vários cães, pássaros, um periquito e um gato brincalhão.

Um comentário: